Mulher morre após sessão de acupuntura com abelhas

Conhecido como apiterapia, o procedimento alternativo é utilizado para combater estresse e contraturas musculares

Uma mulher de 55 anos morreu na Espanha depois passar por um tratamento de “acupuntura de abelha” e sofrer uma reação alérgica que a deixou em coma. O procedimento de medicina alternativa envolve a injeção de veneno de picada de abelha no corpo, ao contrário da acupuntura tradicional que utiliza agulhas. Essa foi a primeira morte registrada em decorrência do tratamento. De acordo com umrelatório escrito pelos médicos da vítima e publicado no Journal of Investigational Allergology and Clinical Immunology, a mulher vinha participando dessas sessões em uma clínica privada há dois anos para combater estresse e contraturas musculares. A apiterapia é um dos novos procedimentos recentemente incluídos no Sistema Único de Saúde brasileiro.

Segundo o Medical Daily, na última sessão do tratamento, a mulher, cuja identidade não foi divulgada, sentiu efeitos adversos, como: sibilância, dispneia (ou dificuldade para respirar) e perda súbita de consciência logo após uma picada de abelha viva. No hospital, a pressão sanguínea da paciente caiu drasticamente, o que causou um acidente vascular cerebral maciço e coma permanente. Algumas semanas após o incidente, a mulher morreu de falência múltipla de órgãos. Os médicos da espanhola relataram que ela não tinha registro de outras doenças, incluindo problemas cardíacos ou asma, e não tinha tido nenhuma reação alérgica anterior ao tratamento até sua última consulta.

“As terapias que envolvem abelha existem há milhares de anos e algumas podem ser tão antigas quanto a própria medicina humana”, afirmaram os pesquisadores do Hospital Universitário Ramón e Cajal, na Espanha, no artigo. Apesar de não haver estudos científicos que comprovem a eficiência do tratamento, ele se popularizou quando a atriz americana Gwyneth Paltrow, conhecida por filmes como Shakeaspeare Apaixonado e Homem de Ferro, começou a promovê-lo como forma de tratar dores no corpo e inflamações.

veja .com

Comentários