Prefeitura de Patos promove curso de capacitação para gestores e supervisores de escolas do município

Visando aumentar a qualidade no atendimento ao principal público-alvo da educação do município, que são os alunos, e tentando buscar uma melhoria nas notas de provas como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), instrumentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avaliam os níveis de alfabetização, a Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Educação, promoveu, neste último sábado, 6 de maio, um curso de capacitação para gestores, adjuntos e supervisores que atuam em escolas do município.

O curso teve uma duração de 8 horas, durante os turnos da manhã  e da tarde, e aconteceu no auditório do Centro de Treinamento Marlene Cézar que está localizado na rua do Prado, S/N, na cidade de Patos, Paraíba. O curso abordou temas como a importância de uma boa gestão para a qualidade do andamento das atividades numa instituição e a importância da presença do gestor no planejamento escolar junto a professores, dentre outros assuntos.

“Expomos para os nossos gestores, adjuntos e supervisores das nossas unidades de ensino a importância da gestão, a responsabilidade que o gestor deve ter na escola, que o gestor deve estar participando dos planejamentos pedagógicos juntos aos professores e mostrar que a função dos gestores vai além da parte burocrática, mas ele está, sobretudo, para apoiar o setor pedagógico”, disse a coordenadora do Setor Pedagógico da Secretaria de Educação, Fátima Amorim.

Para a gestora do município, que esteve participando do curso de capacitação, Maria Goreth de Lucena, esse tipo de ação só vem para enriquecer o conhecimento dos profissionais e serve para pôr em prática no dia a dia da atuação profissional.

“Foi uma reciclagem muito boa, uma capacitação importantíssima, quando nós estamos tendo um aproveitamento excelente e essa capacitação nos prepara cada vez mais para aumentar o IDEB da nossa escola e cada vez mais melhorar a educação dos nossos alunos”, comentou a gestora.

De acordo com a secretária de Educação, Alana Candeia, a capacitação de profissionais da educação será uma prática constante nesta gestão, uma vez que se faz necessário sempre estar atualizando o corpo técnico que está em contato direto com o principal público-alvo da educação que são os alunos.

“Há uma necessidade de uma contínua formação para os profissionais que atuam na educação. Hoje nós estivemos com os nossos gestores, adjuntos e supervisores, que são o elo entre a Secretaria e as escolas, para que façamos uma educação em que todos estejam envolvidos. Começamos com os gestores, depois iremos diminuindo os grupos: professores por área; supervisores por setores; coordenadores e demais técnicos que façam parte do nosso quadro”, explicou a secretária.

 ASCOM-PMP

 

Comentários