Centro POP Reinicia suas Atividades com Novos Projetos

O Centro POP (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua) Dona Nenzinha Cunha Lima, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social reiniciou suas atividades na manhã desta quarta-feira (11) e contou com a presença do vice-prefeito, Bonifácio Rocha e a Secretária de Desenvolvimento Social, Maria da Guia Medeiros. O Centro tem cadastradas 14 pessoas que vivem nas ruas e desenvolvem algum tipo de atividade como: flanelinhas, guardadores de motos, vendedores de picolé, entre outros.

Uma média de dez deles frequentam o centro diariamente, onde chegam por volta das 7h30, tomam banho e café da manhã, depois se dirigem para as ruas para desempenhar suas atividades. Quem está ocioso permanece no local para participar de sessões, onde recebem orientações de onde tirar documentos, procurar emprego, atendimento médico, etc. Os que estão com suas atividades na rua retornam depois das 13h30 para um lanche.

Para Seu Pedro, que é atendido diariamente no local, o Centro POP é o lugar em que ele recebe um bom acolhimento, “Tratam bem, nos recebem bem. As funcionárias são pessoas maravilhosas. Elas são pessoas que não desrespeitam ninguém, recebe as pessoas com carinho, com amor, porque isso é o trabalho delas, o trabalho certo, o trabalho de receber as pessoas”, afirmou.

A administração municipal está procurando para locação um imóvel que possa servir para acolher mais confortavelmente estas pessoas, inclusive, para o descanso noturno.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Maria da Guia Medeiros, comentou sobre a ampliação do serviço e atendimento do centro, “Nós vamos implantar a ‘Casa de Acolhimento do Adulto’, só que ainda está em fase de implantação. A gente está tentando também o acolhimento de crianças. Nós já temos a gerência, a pessoa que vai dar a proteção social básica e a proteção social especial. Acredito que no início de fevereiro a gente já está começando a funcionar”, comentou.

 

Ascom-PMP

Comentários